domingo, 10 de julho de 2011

Semana 12: Diz-se que a carne é fraca e é verdade…

beauty
Beauty is more than flesh

Acho que os espelhos hoje estão contra mim! É verdade que não tenho ido ao ginásio e nem sei bem porquê – quer dizer, saber até sei, a falta de vontade e de motivação têm sido soberanas e as desculpas esfarrapadas sucedem-se umas às outras – e hoje, como resultado disso, fiquei com sentimentos ambíguos.

Gostei muito de fazer a aula, como sempre (só me acho estúpida por não ir mais vezes ao ginásio, sabendo eu que vou gostar tanto depois de lá estar!!), e suei muitas calorias, mas houve alturas em que olhava para o espelho só para me ver descoordenada e cabisbaixa. O espelho do ginásio teimou em me mostrar uma pessoa que não reconheci. Fiquei com vontade de chorar, porque sei que a culpa é minha.

Tenho sempre a melhor das intenções, mas falho demasiadas vezes na concretização. E estar sozinha também não ajuda. Como o que calha, quando calha. E sei perfeitamente que podia fazer mais por isso, ainda para mais tendo tempo livre. Sei o que comer – verduras, frutas, peixe, carne e laticínios com moderação-, como cozinhar – cozidos, estufados e assados no forno- e quando comer – de 2/2 ou de 3/3 horas no máximo, mas pôr tudo isto em prática é que fica tão difícil…

Também sei muito bem que apesar de lá em casa eu e o maridão não comermos sempre comida saudável, havia refeições a horas relativamente certas e o frigorífico tinha sempre fruta e legumes frescos. Comíamos carne ou peixe regularmente, tentado sempre variar. Aqui nunca me apetece cozinhar e vou comendo vezes demais comida meio rápida, quer dizer, quando cozinho em casa anda sempre tudo dentro do género massa/arroz com mais qualquer coisa, ou então salada do que houver no frigorífico. Resumindo, quase sempre um concentrado de coisas pouco ou nada saudáveis.

Embora também saiba que o meu maior problema nem é tanto às refeições . Também é, mas passa principalmente pela dificuldade que tenho em gerir os intervalos entre as refeições. Desde sempre, em todas as pseudo-dietas  que fiz (já li em qualquer lado e subscrevo que 'fazer dieta é fácil....eu já comecei tantas vezes'), que me queixo sempre do mesmo, e ainda assim é o que continua a ser mais difícil. Em Portugal passava horas sem comer, o que não é nada bom para o metabolismo.

Aqui, o meu metabolismo ressente-se com o açúcar. O meu maior pecado por terras alemã é gostar demasiado de me sentar em qualquer lado a beber um cappuccino ou um chocolate quente, que vêm normalmente acompanhados de um qualquer bolo saído diretamente de uma das pastelarias alemãs. (E detesto gostar tanto dos bolos daqui!!) 

Também acontece muito vir das aulas e comer qualquer coisa no comboio, normalmente alguma daquelas coisas que já falei acima, cheias de açúcar que me fazem tanto mal, mas que me acalmam os nervos depois das aulas! Teoria da compensação a funcionar em pleno! Quando chego a casa com fome e lancho, acabo por jantar tarde e a más horas, até mesmo para os padrões portugueses. 10 da noite costuma ser a hora normal, o que em termos alimentares é um crime, se bem que só me deite lá para a 1 ou 2 da manhã.

Como hoje fiquei um bocadinho neurótica com a história da aparência, achei que podia ser relaxante ir espreitar as montras. Almocei uma salada e uma pêra, apanhei o comboio e lá fui eu a Bielefeld, que tem uma rua enorme de lojas e lojinhas. Umas conhecidas, outras nem tanto. Tenho agora a certeza que foi uma péssima ideia. Não encontrei quase nada de que gostasse e experimentei umas calças que não me serviram. Se já estava aborrecida, fiquei chateada.

Eu sei que não gosto menos da pessoa que sou por ter uns quilos a mais. Não me sinto mais burra ou menos competente, interessante ou feminina por isso. Não deixo que isso afete a minha vida, nem a alegria com vivo todos os dias, mas há dias em que me culpo por isso – e iria culpar quem?

A desculpa mais frequente é que engordo só com o ar. Pois, lembrando-me eu das bases de química, o ar é um composto de oxigénio com dióxido de carbono, sendo que nenhum deles engorda.
Bem, para prevenir o melhor é mesmo fechar a boca!

5 comentários:

  1. Todos temos dias assim. Acho bem que te sintas desperta de repente e decidas cuidar mais de ti. No entanto, acho ainda melhor que reajas dessa maneira sem te achares menos sexy ou feminina :)
    Porque assim tens o equilíbrio para dar o valor devido, sem que se torne uma obecessão e te tire o sono e a alegria. So, siga tomar algo saudável.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Também tenho alguma dificuldade em gerir os intervalos entre as principais refeições. Acabo quase sempre por dar por mim a comer porcarias. E depois é um ciclo vicioso. Quando se pensa "perdido por cem, perdido por mil" então está tudo estragado!
    Acho que não deves fazer disso um grande bicho. Tu sabes bem o que tens a fazer. Vai tentando fazer, sem culpas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Cérise, será que alivia saberes que o meu fim de semana foi uma "porcaria", discuti com o meu cunhado que é rude e mal educado e fiquei zangada comigo própria por desperdiçar assim os meus dias.
    Sabes eu até nascer o meu filho comia e comia e nada de engordar, mas dp o caso mudou de figura. A culpa? A essa tem muitos nomes depende dos dias: stress, fome, comida deliciosa, bolos fofos, metabolismo lento, ar, deve ser engano, é injusto, idade (tenho orgulhosamente 42 anos), roupa, moda e por aí adiante.... Mas digo-te estive assim aproximadamente 2 anos, depois disse chega e tomei decisão: tenho que perder peso! Decisão tomada fui pedir ajuda. Consultei um nutricionista, com a condiçao de me ensinar a comer de forma a perder peso sem medicamentos. Ele foi fantástico segui à regra as suas orientações e perdi o peso que tinha que perder de forma saudavel. E melhor, decorreram 3 anos e embora engorde 1/2 a 1 kg, quando passo tempo a exagerar, volto a comer bem e fico bem.
    No plano alimentar comi de tudo, à excepção dos bolos que no inicio foram proibidos. O fundamental são as quantidades de comida que comemos (pouca)e o nº de refeiçoes (muitas).
    Nos momentos em que não estou a gostar muito do que vejo em mim - e tenho esses dias- o melhor é ficar longe de lojas e de pessoas mal resolvidas e espear que passe. E passa!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Obrigada minhas queridas pelas vossas palavras!

    @ Pusinko: O pior é que esse algo que devia ser saudável normalmente não é! E eu acho que a culpa é deste país!! Tem coisas demasiado boas que as minha papilas gustativas gostam tanto! Mas ultimamente só me anda a apetecer sopa (que aqui em casa não tenho feito) e a comidinha caseira da minha sogra! Menos mal, não é?

    @Ana: Eu ainda me sinto pior, sabendo que sei o que é que preciso de fazer e não faço! E podes crer, é mesmo mau, porque podia comer só uma bolacha, mas quando dou por isso já comi 2 ou 3...ou 4!

    @ Dadinha: Minha querida, não me alivia saber que estás triste! Não fico contente com a 'desgraça' dos outros, mas percebo que tenhas ficado aborrecida por causa de pessoas da 'família' que se calhar não merecem serem consideradas como tal!
    Eu nem sequer tenho filhos e por isso mesmo acho que devia ter mais força de vontade, mais 'garra' no que toca a seguir uma dieta e a disciplinar-me mais, mas é uma coisa que nem eu consigo perceber em mim!
    Já fui a não sei quantas nutricionistas, mas o problema é sempre meu! Nunca sigo nada a sério e depois acho sempre 'perdida por cem, perdida por mil' e depois ainda faço mais asneiras. Ando triste, e a instabilidade na minha vida profissional também não ajuda muito...

    Beijinhos para todas*

    ResponderEliminar
  5. Cérise, antes demais tens o meu apoio (o virtualmente possivel) depois se te serve de consolo eu entendo muito bem que a instabilidade da vida profissional pode afectar duramente a nossa vida. Sabes eu excerci a minha actividade profissional durante muitos anos de forma bisceral, eu exercia por vocação. Dp do meu filho nascer (há quase 5 anos) suspendi a minha profissão e vim para casa. Foi uma opção consciente e muito desejada, tb fi-lo por vocaçao. Acontece que o tempo foi passando e tem dias que "bato com a cabeça nas paredes". Reconheço a minha importancia e diferença no desenvolvimento do meu filho, nem tão pouco ponho em causa o meu valor como mulher e mâe, mas nunca senti tanta necessidade de ter um projecto profissional onde eu me entregasse.
    Tenho tantas ideias e planos, falta-me dar o salto. Acredito que agora que o meu filho está mais crescido, será mais fácil para mim ganhar assas. Só me faz falta organizar a logistica domestica.

    Quanto às dietas, olha talvez os planos nutricionais que te indicaram não estavam adequados a ti e assim não funcionam. Vá acredita em ti. Não é "perdida" é: Hoje consegui comer melhor, amanha consigo ainda melhor e dp melhor e melhor.
    Queres que te passe o meu plano?
    Beijinhos

    ResponderEliminar