sexta-feira, 1 de abril de 2011

Semana 2 - Pelo gosto de cozinhar, ou será de comer?

Eu não sou daquelas pessoas que adora cozinhar e que é feliz na cozinha. Sinto-me mais do género tem-dias, mas acho que até tenho algum jeito, se me sentir inspirada porque não outros dias não funciono lá muito bem. Quanto aos cozinhados pelo menos nunca ninguém reclamou (falta de sal não é defeito, é feitio) e os nossos jantares lá em casa têm feito sucesso. Agora ter de cozinhar só para um, não é mesmo para mim.
Chateia-me ter de pensar o que me apetece comer e depois ter de preparar as coisas só para mim. Em Portugal comia muitas vezes pão com qualquer coisa, ou iogurte com cereais só para não ter de ir para a cozinha. Aqui vou pelo mesmo caminho, mas ao almoço pelo menos faço um esforço, porque uma pessoa não se alimenta como deve ser só à base de iogurtes, pão e cereais. Hoje por exemplo, fui às compras de manhã e trouxe uma embalagem de carne de vaca para goulash (que é como chamam aqui à carne de vaca para guisar) e fiz carne guisada com fusilli. Obviamente que fiquei muito contente comigo mesma, primeiro porque estava óptimo e porque agora tenho mais 2 refeições prontas. E mesmo que me apeteça outra coisa, já está a jeito para a próxima refeição.
Aqui em casa só me chateia não haver micro-ondas e ter de aquecer a comida no forno ou no tacho. Deve ser por isso que as minhas roommates não cozinham. Quer dizer, eu nunca vi nada ao lume nem senti o cheirinho bom da comida a cozinhar. Parece-me que às vezes lá fazem umas massas e outras coisas assim do género, mas agora fazer uma refeição como deve ser, ainda não me apercebi. Sustentam-se a chá, café e chocolate, deve ser isso.
Aqui na Alemanha, as pessoas realmente não parecem cultivar muito o hábito de cozinhar. Apesar de haver imensas variedades de vegetais e de haver mercados semanais em vários locais da cidade. O problema parece-me tem mais a ver com a oferta.
Há imensos sítios onde se pode comer fora e não são só restaurantes onde nos podemos sentar e almoçar. Aqui podemos falar principalmente de italianos e gregos. Pelo menos aqui é o que tenho visto mais. Há também muitos imbiss, que são sítios de comida rápida onde se pode comer de pé, ou então trazer take-away. Estes sítios vendem todo o tipo de comida: turca, chinesa, italiana, hambúrgueres, cachorros e batatas fritas, filetes de peixe e camarões panados (também há sandes e saladas neste sítio).
Já não para não falar dos cafés e bistrots e padarias que estão por todo o lado e vendem bolos e pão (algumas das imensas variedades de pão alemão) e também servem bebidas, os tais cappuccinos e latte machiatos e chocolates quentes e por aí fora. Estes sítios são sempre muito movimentados a qualquer hora e principalmente as padarias abrem muito cedo. Em frente à minha casa há uma padaria que abre às 6 da manhã para as pessoas poderem ter sempre pão fresco de manhã. 
Incluo-me definitivamente neste grupo e enquanto em Portugal se queria pãozinho fresco de manhã tinha de me contentar com o pão feito na máquina de fazer pão, que até é uma bela invenção mas que não satisfaz assim tanto, aqui tenho sempre a opção de ir à padaria à hora que acordar comprar umas bolinhas de cereais. Pão com cereais e uma caneca de leite com café, haverá melhor despertar?

1 comentário: